About
Brazil
Home > Blogs >

Um dia na vida de um evangelista digital

Digital

A tecnologia e os dados estão revolucionando tudo, desde a maneira como trabalhamos até nossos serviços de saúde e assistência social.

Como evangelista digital da Tata Consultancy Services (TCS), Ved Sen tem a tarefa de liderar os esforços de inovação de negócios da empresa para resolver grandes problemas digitais para os clientes.

Mas o que exatamente isso envolve? Aqui Ved explica por que é difícil definir um dia típico no escritório.

Meu histórico é muito misto, o que significa que estou bem preparado para trabalhar em inovação digital - e aconselhar os clientes sobre o que está por vir em seu setor.

Nasci e cresci na Índia, estudei economia e fui para a faculdade de administração, depois caí no mundo da tecnologia, depois de um período como jornalista.

A maior parte da minha carreira trabalha em tecnologias emergentes - então eu entendo como elas são adotadas, quais são os padrões e como a inovação funciona nessas áreas.

Meu dia começa com ...

Café com minha esposa e ajudando minha filha de oito anos a se arrumar para a escola, e depois uma viagem de ônibus para o trabalho. Leva tempo, mas eu sempre sento no último andar e praticamente o trato como meu escritório.

No meu trabalho, é realmente importante que eu fique a par do que está acontecendo, por isso dedico uma hora por dia à leitura. Minha equipe também envia um boletim informativo semanal sobre inovação, como uma fera faminta que precisa ser alimentada regularmente com notícias e insights.

Somos solucionadores de problemas

O papel de evangelista digital realmente não existia dessa forma na região do Reino Unido antes de eu ingressar na TCS - nós o definimos juntos quando entrei há três anos, com base nas necessidades dos negócios da época.

Em primeiro lugar, havia a necessidade de articular melhor a enorme quantidade de trabalho que realizamos em várias áreas diferentes da inovação digital. Em segundo lugar, embora tenhamos muitos especialistas aqui, em nossas primeiras conversas com clientes, muitas vezes somos mais amplos do que profundos. Desde então, o papel evoluiu para um papel centrado na inovação.

Ved (à esquerda) lidera uma equipe pequena e diversificada de designers, desenvolvedores e pessoas comerciais. Fonte: Tata Consultancy Services
Os problemas de negócios nem sempre se apresentam com uma etiqueta clara sobre qual pode ser a solução - pode ser blockchain ou AI ou chatbots, ou a resposta pode ser design ou modelo comercial -, por isso precisamos ser criativos para encontrar a resposta certa .

Eu tenho uma equipe pequena e diversificada de 15 designers, desenvolvedores e pessoas comerciais, e tentamos encontrar problemas ou oportunidades não resolvidos que podemos resolver usando as ferramentas existentes - ou, às vezes, criando novas. Eu sempre gosto de ressaltar que nossa equipe tem representação de uma dúzia de países!

No dia-a-dia, trabalho em estreita colaboração com nossa equipe interna de inovação tecnológica, com parceiros externos e tudo o que posso encontrar no TCS que me permita juntar os pontos. Encontro-me com clientes pelo menos uma vez por semana, muitas vezes mais.

Isso significa que não estou em uma área específica e tenho liberdade para escolher o problema que queremos corrigir e como o fazemos.

Quanto maior melhor

A TCS se destaca na solução de problemas em larga escala e abertos que exigem pensamentos futuros. Trabalhamos com departamentos governamentais e aeroportos e serviços de saúde pública em projetos extremamente complexos, como expansão de aeroportos ou assistência médica digital.

No entanto, o ponto de partida é geralmente pequeno. Um grande varejista queria ajuda para rastrear todos os visitantes de back-end que chegam a suas lojas - basicamente qualquer pessoa que não seja cliente.

Em seis semanas, trabalhando em estreita colaboração com a equipe do cliente, projetamos um produto alfa para apenas uma loja - uma interface para tablet que digitalizava o modelo em papel de registro de visitantes. Dentro de três meses, estava em quatro lojas. Em menos de 12 meses, passamos da ideia à distribuição nacional em 2.000 lojas - muito bom para a maioria das idéias e grandes empresas.

A equipe tem liberdade sobre quais problemas resolver e como resolvê-los. Fonte: Tata Consultancy Services
Adotamos o trabalho ágil

Entro no escritório cerca de três vezes por semana. Organizamos nossas reuniões presenciais às segundas e sextas-feiras, o que permite que as pessoas trabalhem em casa o resto da semana.

Adotamos práticas ágeis, por isso usamos ferramentas digitais como Microsoft Teams ou Slack e existe uma cultura muito transparente de todos que sabem o que o outro está trabalhando.

Os dias em que estou no escritório normalmente são apenas um borrão de reuniões, porque posso me envolver com qualquer coisa entre seis a dez conversas de clientes por vez.

Por volta das 15h ou 16h, volto ao longo do dia para garantir que não esqueci as coisas.

O desafio é que você acha que fará A, B e C e acaba fazendo X, Y e Z - é sempre a urgência que é feita e não a importante. É sobre ser disciplinado diariamente.

 

O trabalho ágil e as tecnologias digitais significam que a equipe pode trabalhar em casa três dias por semana, se quiser. Fonte: Tata Consultancy Services
No fim do dia…

Eu tento garantir que haja pelo menos uma hora e meia do tempo da família à noite.

Normalmente terminamos o jantar às 21:00 e nunca mais durmo antes das 23:00, então uso esse tempo para ler e acompanhar o mundo.

Estou tentando parar de assistir TV, para poder dedicar mais tempo à minha paixão, que é escrever. Antes de ingressar na TCS, escrevi um livro chamado Doing Digital, para explicar a tecnologia em termos leigos.

Estou fascinado pelo impacto da tecnologia na cultura. Começou a se infiltrar em tudo: como vivemos e amamos, nossa política e nossas sociedades. E também existem aspectos éticos.

Estamos à beira de uma revolução na área da saúde. Nos próximos 10 anos, os cuidados com a saúde se tornarão irreconhecíveis - da maneira como entendemos o corpo humano à maneira como lidamos com as doenças. Tudo vai mudar. E então temos um planeta para salvar, e muito do que conhecemos como trabalho será redefinido. Toda tecnologia nova e empolgante resolve uma camada de problemas, geralmente criando novos. Como você não pode ser absorvido nessas marés de mudança?

Então, sim, estou sempre com o objetivo de olhar para o futuro. É um privilégio poder fazer isso como parte do meu trabalho!

 

Gestión de datos corporativos Foto gratis