About
Brazil
Home > Blogs >

Por que o CIO está no coração dos negócios

Digital

As tecnologias digitais estão criando novas oportunidades e fazendo as empresas repensarem seus propósitos. É o que chamamos de Business 4.0, aproveitando dados e tecnologia para reorientar os negócios e impulsionar o crescimento.

Isso significa que a tecnologia mudou para o centro do palco. Hoje, toda empresa é uma empresa de tecnologia. E isso coloca o CIO (Chief Information Officer) e sua equipe no centro dos negócios.

Tomemos, por exemplo, o setor aéreo. Muitas companhias aéreas ainda se veem unicamente em termos de manutenção e vôo de aviões, que tentam encher de capacidade usando sofisticados sistemas de reservas.

Mas a Scandinavian Airlines (SAS) vê sua missão como pegar a mais recente tecnologia e inovação e utilizá-las para se tornar um negócio mais sustentável e digital primeiro.

A SAS decidiu analisar as coisas do ponto de vista dos clientes. O que é mais importante para seus passageiros? Para o CIO Mattias Forsberg, a resposta era olhar para toda a jornada - desde reservar um bilhete até chegar a um destino - para ver como isso poderia ser melhorado para o cliente.

Trabalhando com a Tata Consultancy Services (TCS), Forsberg e sua equipe digitalizaram todo o processo, até criando um chatbot que fornece informações ao longo da jornada.

"Isso não apenas aumentou nossas vendas, mas também melhorou a satisfação de nossos clientes", diz Forsberg. "Agora estamos usando a IA para automatizar todos os diferentes tipos de processos no SAS - por exemplo, para melhorar o atendimento ao cliente e reduzir o tempo de resposta para consultas de clientes".

Mudando para ágil

Para alcançar esse resultado, a companhia aérea criou seu próprio centro de inovação - SAS Labs, em parceria com a TCS - com o objetivo de testar a tecnologia emergente e como isso poderia impactar a experiência de viagem.

Massimo Pascotto, chefe de inovação e soluções digitais e parte da equipe de Forsberg, diz que é essencial adotar uma abordagem ágil para desenvolver em ritmo acelerado.

 “Sabemos que inovação é sobre impacto, por isso queremos criar protótipos - o mais rápido possível - de experiências para os viajantes que facilitem suas vidas”, diz ele.

Hoje, o SAS Labs continua testando maneiras de reimaginar o futuro do transporte usando recursos digitais, tanto a curto quanto a longo prazo.

Não é apenas no setor de aviação que os CIOs estão oferecendo vantagem competitiva, colocando a tecnologia no centro de suas operações. Em todo o mundo, o varejo está sendo transformado por disruptores online.

Carl Dawson, CIO da Marks & Spencer, incentivou os colegas a enfrentar a dura realidade. Apesar de seu status icônico na British High Street, ele disse, a empresa não tinha "um direito dado a Deus de existir".

Dawson percebeu que a empresa não poderia ter todas as idéias necessárias para garantir o crescimento a longo prazo da empresa. Então, trabalhando com a TCS, ele montou um ecossistema de inovação, que lhe deu acesso a startups de tecnologia em várias disciplinas para injetar novos pensamentos - e impulsionar sua transformação digital.

"Como resultado, somos muito mais rápidos. Mudamos para o ágil ”, diz Dawson. “Eles injetaram inovação externa para ajudar nossa equipe interna. Estou absolutamente claro que, usando o ecossistema certo, estamos fazendo as coisas certas para garantir que a M&S não apenas sobreviva no futuro, mas nos próximos 50 ou 100 anos. "

A experiência de Dawson demonstra como o CIO pode se tornar o diretor de inovação, liderando os negócios no futuro e garantindo seu crescimento. Exemplos dessa metamorfose estão começando a aparecer nas indústrias mais improváveis.

Ecossistemas de inovação

Você pode pensar que um grande navio de aço estava o mais longe possível do digital, mas você estaria errado. A Damen Shipyards, sediada na Holanda, alavancou a tecnologia para transformar seus negócios de construtora naval tradicional em fornecedora de soluções marítimas.

Hoje, suas embarcações, que variam de barcos de trabalho a navios de guerra, contêm uma média de 10.000 sensores conectados via Internet das Coisas (IoT) à sua 'Plataforma de embarcação conectada', fornecendo informações ao vivo sobre tudo, desde o consumo de combustível até o local.

“Podemos tornar nossos navios mais inteligentes e seguros. Podemos oferecer mais serviços aos clientes e criar novos modelos de negócios para a Damen ”, afirma o CIO Aart Rupert. “Um terço do custo operacional de uma embarcação é combustível. Como você pode imaginar, quando fornecemos a nossos clientes essas informações, vemos alguns benefícios interessantes. ”

E novas idéias podem surgir de alguns setores inesperados, principalmente se as empresas criarem ecossistemas. Rupert usou seu ecossistema para realizar uma série de hackathons com fornecedores.

Uma equipe de um fornecedor de tintas criou um algoritmo que poderia monitorar e prever a erosão dos revestimentos do casco. A quebra da tinta causa arrasto, o que aumenta o consumo de combustível - portanto, saber quando repintar economiza dinheiro.

 

Os novos influenciadores

Hoje, as empresas desfrutam de uma abundância de dados. Mas, como Rupert e Damen Shipyards demonstraram, o truque é aproveitá-lo para o sucesso. Os dados de sua plataforma de embarcação conectada serão vitais para a próxima geração de embarcações autônomas que a Damen já está desenvolvendo.

CIOs como Forsberg, Dawson e Rupert estão liderando a inovação em seus setores. Seu sucesso é uma homenagem às suas habilidades como influenciadores, convencendo suas empresas das oportunidades que a tecnologia pode abrir.

Como resultado, o CIO também substituirá o Chief Influence Officer, afirma David Chou, um experiente consultor de CIO e tecnologia. Ele diz que "o CIO transformacional" se tornou um dos principais influenciadores da estratégia de negócios e um líder corporativo valorizado.

Tudo isso contribui para uma transformação no papel do CIO e da equipe de tecnologia nos negócios. A tecnologia costumava ser uma função de suporte. Agora é o negócio. E isso significa novos horizontes para os líderes de tecnologia.

 

Tecnologías en la mesa de madera Foto gratis