About
Brazil
Home > Blogs >

Por que e como ensinar os líderes a serem ágeis?

Lead

A agilidade corporativa é a vantagem competitiva perfeita que as empresas precisam para sobreviver no atual mercado disruptivo. No entanto, apesar de todos os esforços, as empresas lutam para realmente adotar o conceito - e não porque não investem nas ferramentas certas ou não têm a cultura certa.

Muitas vezes, os líderes e gerentes da organização podem servir como obstáculos para realmente abraçar a agilidade corporativa. O trabalho das melhores equipes ágeis pode desacelerar quando os executivos seniores não conseguem mudar a maneira como lideram.

Para realmente fazer o melhor uso dos processos e ferramentas lean ágeis que a empresa investiu no desenvolvimento, aquisição e construção, os gerentes e líderes devem mudar a maneira como trabalham.

Tomada de decisão, gerenciamento de equipe, comunicação de metas organizacionais e reação ao sucesso e ao fracasso, por exemplo, precisam mudar. Eles não podem mais prever e controlar, eles devem sentir e responder. Eles devem mudar de uma mentalidade que exige que eles tomem grandes decisões para uma mentalidade que ajude as equipes a tomar grandes decisões.

Para as empresas que migram para um estilo de liderança enxuto e ágil, fornecer treinamento para ajudar a identificar e preencher a lacuna entre o modo tradicional de fazer as coisas e a maneira "nova" é extremamente útil.

Concentrando-se em treinamento para agilidade
Líderes de sucesso aprenderam seus comportamentos através de vários anos de experiência no trabalho. Sua maneira de fazer as coisas é natural, instintiva e, acima de tudo, "experimentada e testada". Reconhecer isso é importante - antes de tentar convencê-los a trocar esses comportamentos por novas formas de fazer as coisas. É por isso que o coaching é tão importante para toda a transição.

Para torná-lo eficaz, avalie o estilo de liderança atual de um indivíduo e como esse estilo pode funcionar em um ambiente ágil e enxuto. Ao fazer isso, identificaremos comportamentos e características que farão com que um líder se desvie de uma abordagem enxuta e simples para uma abordagem voltada para a tomada de decisões de cima para baixo, de comando e controle, às quais eles estão tão acostumados.

Um coach eficaz pode, então, indicá-los ao líder individual para ajudá-los a ver onde estão errados, para que possam ver o impacto dessas decisões em sua equipe e no negócio como um todo. Tendo tido experiência no campo, os líderes geralmente respondem a esse treinamento de forma rápida e positiva. Eles sabem as conseqüências: se eles não fizerem a palestra e praticarem a agilidade, não conseguirão inspirar seus funcionários e mantê-los engajados.

O esforço para adotar uma mentalidade ágil também exige que os líderes criem confiança em toda a organização. Alguns dos primeiros passos na direção certa incluem mostrar confiança nas equipes para tomar decisões, entender o fracasso como uma oportunidade de aprendizado ao invés de uma razão para atribuir culpas, cultivar relacionamentos individuais e apreciar colegas.

Os líderes devem ser os portadores de bandeira da mudança. A adoção de práticas ágeis em toda a empresa representa uma mudança fundamental à medida que transforma o DNA das organizações tradicionais. Para efetivamente fazer a transição, os líderes de negócios devem ser treinados, pois sua mentalidade influenciará a mudança em toda a organização.

 

Silhouette of confident businesspeople Free Photo