About
Brazil
Home > Blogs >

Como você pode ter uma idéia brilhante do chão?

Idea

A necessidade é a mãe da invenção, ou assim diz o ditado.

E no mundo de hoje, existem necessidades suficientes para alimentar a inovação sem fim. De questões médicas a reciclagem de resíduos, de uso de energia a saneamento, existem poucos cantos do mundo sem a necessidade urgente de tentar atender.

Então, qual é a melhor maneira de transformar idéias em realidade? A competição de arremesso do time do colégio Tata oferece um caminho, reunindo inovadores e especialistas estabelecidos do setor.

Apoiada pela Associação Nacional de Empresários de Faculdades e Universidades, ou NACUE, a competição celebra empreendimentos de alto potencial e estágio inicial vindos diretamente de faculdades e universidades de todo o Reino Unido.

Um recorde de 424 startups no Reino Unido concorreu para chegar às finais da competição deste ano e ao seu prêmio de £ 15.000. Essa lista acabou sendo reduzida a sete finalistas com idéias que poderiam ter um impacto real.

Aproveitamento de resíduos

Embora o plástico seja um material inovador em que confiamos, o planeta está sufocando com o seu peso. Com isso em mente, uma equipe da Universidade de Durham elaborou um plano para transformar resíduos de plástico em um agregado para concreto.

Dessa maneira, a equipe de inovação da Plastech - especialistas em ciência dos materiais e em nanotecnologia - quer colocar o plástico de ontem nas tecnologias de amanhã e fazer um buraco na montanha de resíduos que produzimos.

A idéia deles oferece às empresas de gestão de resíduos uma nova rota de descarte, mais econômica e ecológica, segundo a executiva-chefe, Natasha Boulding. Além disso, é mais econômico que a produção convencional de concreto.

Embora a Plastech Innovation tenha um protótipo básico e já tenha ganho outros dois prêmios de inovação, eles apreciam a necessidade de continuar aprendendo. E é aí que entra a fase crítica da competição da Tata.

Conselho útil

Os sete finalistas participaram de um bootcamp onde especialistas da Tata Consultancy Services e da Tata Ltd de negócios, tecnologia, finanças e RH os orientaram em uma rodada de 'namoro rápido' durante todo o dia na sede da TCS London.

Este não é um fórum para banalidades, no entanto, os participantes realmente querem críticas construtivas em seus projetos, com o objetivo de torná-los melhores.

"O que eu realmente queria era que alguém fizesse buracos no meu plano de negócios", diz Eoin Sharkey, engenheiro mecânico da Universidade de Bath, cujo empreendimento BioFactory visa construir saneamento seguro em comunidades em desenvolvimento e depois aproveitar o biogás dos resíduos de banheiros para gerar energia. "A maioria das pessoas só quer dizer o quão boa é a sua ideia, por isso é bom saber como eu poderia pensar um pouco diferente."

A fundadora do Cosi Care, um produto tecnológico para crianças que usa o resfriamento para aliviar a irritação do eczema, Lauren Bell, da Universidade de Brunel, já é a prefeita do empresário do ano em Londres e trouxe seu protótipo para o campo de treinamento.

"Este pode ser um processo solitário, quando todos os seus amigos estão em trabalhos de graduação", disse ela. "Obter feedback prático de especialistas, inclusive sobre posicionamento e embalagem, foi inestimável."

A Finalist Motics - uma equipe de três pessoas do Imperial College, LSE e UCL - criou uma tecnologia vestível que mede a função muscular e estimula a atividade muscular em pacientes em fisioterapia, além de fornecer análises para fisioterapeutas.

Novos investimentos são sua prioridade, de acordo com o co-fundador Peter Wilson.

"Eu mesmo fiz a modelagem financeira, por isso estava interessado em obter conselhos sobre fluxos de receita e marketing", disse ele. "Ter novos olhos nisso foi especialmente útil."

A visão do setor

Esse conselho foi fornecido pelos voluntários da Tata e da TCS, que tiraram um tempo para orientar os finalistas.

"É surpreendente descobrir exatamente que tipo de inovação existe", disse o gerente financeiro da Tata Ltd e o voluntário que retornou Kanchan Gokhale Kanchan.

O vencedor deve disputar o título, em um evento na British Library de Londres, e um segundo dia de networking e palestras ajudou os finalistas a se prepararem. Entre os juízes estarão Tim Jones, diretor executivo da Tata Ltd e a professora Sally Eaves, CTO de tecnologia emergente.

A competição é deliberadamente não específica do setor, explica Holly Knower, diretora executiva da NACUE.

"Isso significa que obtemos uma gama extremamente ampla de entradas de uma boa disseminação de universidades e um campo diversificado de concorrentes", disse ela. “Os números aumentaram um quarto deste ano e, no mundo do empreendedorismo ainda dominado por homens, 48% dos participantes eram mulheres. O calibre dos participantes continua a melhorar. ”

Com todos os finalistas esperançosos de transformar suas idéias em realidade, Chandrasekaran Ramkumar, diretor de RH da TCS, encerrou o campo de treinamento com uma verificação de realidade favorável.

"Ter uma ótima idéia para obter muitos lucros é uma coisa", disse ele. "Design e execução são de longe o maior desafio."

 

Hombre y mujer dando cinco Foto gratis