About
Brazil
Home > Blogs >

Como identificar e desenvolver a próxima geração de talentos

Future

O sucesso da transformação digital de uma empresa depende crucialmente de seu pessoal. Em todo o setor, as empresas precisam ter acesso a funcionários qualificados que possam ajudar a impulsionar sua transformação e desbloquear as oportunidades trazidas pelo Business 4.0. Identificar e desenvolver essas habilidades dentro da organização é uma maneira fundamental de acessar uma nova onda de funcionários talentosos.

Em 2017, a Tata Consultancy Services (TCS) lançou o Grow @ TCS, um programa de talentos de pós-graduação que acreditamos ser uma forma extremamente importante de identificar e desenvolver a próxima geração de talentos adequados ao Business 4.0.

Inicialmente lançado na Alemanha, o programa deu aos graduados alemães uma oportunidade única para iniciar uma carreira em tecnologia. O sucesso foi tanto que, no ano seguinte, o programa foi lançado na Holanda e na Hungria também.

Este ano, estão em andamento planos para fazer crescer o Grow @ TCS em toda a Europa.

Fechando a lacuna de habilidades em TI

O programa é projetado para ajudar a preencher a lacuna entre as tecnologias que temos agora disponíveis e a capacidade das empresas de adotá-las. Além das habilidades técnicas, com a velocidade com que a tecnologia está mudando, a atitude em relação à aprendizagem é o componente mais crítico. No coração do programa está a premissa de que estamos contratando por atitude e treinamento para habilidades.

No início do programa, os formandos - recém-licenciados de universidades europeias - passam várias semanas nos escritórios europeus da TCS.

Durante o processo de integração, eles recebem insights sobre todas as facetas da consultoria de TI. Isso inclui metodologias básicas, como tecnologias ágeis e digitais, bem como uma visão detalhada do cenário de TI e consultoria e como os projetos são executados.

Além disso, os formandos recebem treinamento em habilidades sociais e habilidades interculturais. Parte disso ocorre durante um período de seis a nove semanas nos escritórios da TCS na Índia, onde os trainees obtêm insights do projeto nos Centros de Entrega Offshore da TCS em Bangalore, Chennai, Delhi e Trivandrum.

Eles também realizam sessões de treinamento para seus colegas indianos, a fim de desenvolver ainda mais suas habilidades de colaboração intercultural.

Em um mundo onde as organizações operam globalmente, as habilidades sociais, como trabalho em equipe e colaboração, são fundamentais para o trabalho de consultoria de TI, e as habilidades interculturais são essenciais.

A visão dos estagiários

Com as habilidades interculturais e técnicas disponíveis, os participantes retornam à Europa, juntando-se a uma equipe existente e continuando a aprender no trabalho, auxiliados por um mentor e colegas experientes.

Maik Merscher é um analista trainee da SAP que terminou o programa este ano e diz que a experiência foi enriquecedora: “Aprendi que a TCS também pode representar outra coisa: viagens, comunicação e aprendizado sustentado.”

Anish Bagga, um analista de domínio trainee, concordou, dizendo que o Grow @ TCS é uma ótima experiência para pessoas curiosas: “O programa é único, empolgante e muito eficaz em termos de transferência de know-how de TI relevante. A TCS oferece um lugar incrível para construir uma forte rede de colegas e amigos de todo o mundo. ”

Em última análise, é um ganha-ganha para TCS e para os graduados. Os candidatos recebem emprego permanente e a chance de trabalhar em projetos reais de clientes assim que o programa de treinamento for concluído.

Atraindo os candidatos certos

Outro benefício importante do programa é sua capacidade de atrair uma coorte diversificada de gêneros. Na primeira fase, 31% dos graduados que iniciaram o programa com sucesso eram do sexo feminino.

Enquanto o programa de um ano é voltado para graduados em ciência da computação, administração de empresas, economia ou ciências naturais, o programa de um ano também está aberto a graduados de todas as disciplinas.

O campo de estudos ou o grau que a pós-graduação completou é apenas um fator que procuramos nos participantes do programa. O Business 4.0 é mais do que habilidades tecnológicas - os candidatos precisam ter um entusiasmo genuíno por temas digitais, uma alta disposição para aprender e excelentes habilidades de comunicação. Os candidatos já devem ter experiência prática inicial, idealmente em TI, mas não exclusivamente, e ficar entusiasmados com os tópicos de TI.

As empresas europeias precisam de pensar nas crescentes competências de dentro da organização, como forma de se poderem competir no futuro. Olhando para a escassez de competências, atraindo graduados e crescendo-os dentro da organização são todas as formas de garantir que o futuro seja um sucesso. Afinal, não existem pessoas legadas, apenas tecnologias legadas.

 

Estudiante asiático atractivo feliz joven que sonríe a la cámara Foto Premium